O terceiro post da série de eventos Scrum é sobre a Sprint Review, realizada ao final de cada Sprint. Neste momento o trabalho realizado é inspecionado e o Product Backlog adaptado de acordo com o feedback dos stakeholders (PO, Scrum Team, Team Lead, pessoal de business ou de outras áreas).

Cabe ao time definir quem participará de cada Sprint Review já que o escopo apresentado pode variar a cada Sprint, interessando diferentes papéis, pessoas e departamentos.

Ao final da reunião tente responder às seguintes perguntas:

  • Estamos no caminho certo?
  • Estamos resolvendo os problemas e as necessidades dos clientes?
  • Existem novas oportunidades de negócio?
  • Houve alterações no mercado que podem impactar o desenvolvimento do produto?

Fundamentos

O propósito da Sprint Review é inspecionar o resultado da Sprint e determinar as adaptações futuras. O Scrum Team apresenta os resultados de seu trabalho para os principais stakeholders e o progresso em direção a Meta do Produto é discutido” (Scrum Guide).

O Scrum Team apresenta o que foi realizado na Sprint aos stakeholders, revisam o plano e ajustam o Product Backlog caso seja necessário, criando novos itens de trabalho ou removendo aqueles que não serão mais necessários. Eles também podem colaborar sobre o que será feito nas próximas Sprints e revisar as prioridades de produto.

A Sprint Review é uma sessão de trabalho e o Scrum Team deve evitar limitá-la a uma apresentação. O produto deve ser apresentado em funcionamento ao invés de slides (a gravação de vídeos pode ser uma boa alternativa).

💡 Esse é um ótimo momento para identificar novas oportunidades de negócio ou novas formas de agregar valor ao produto através do feedback dos stakeholders.

Entradas

  • Sprint Goals
  • Software funcionando (o ambiente de teste deve estar disponível)
  • Itens de trabalho que sejam relevantes compartilhar com os stakeholders

Processo

  1. O Scrum team apresenta os Sprint Goals e outros itens relevantes realizados na Sprint na forma de software em funcionamento (demonstração ao vivo ou em vídeo)
  2. O Scrum Team e os stakeholders alinham os próximos passos (geralmente através da facilitação da PO)
  3. O Scrum Team e os stakeholders revisam as prioridades de produto (geralmente através da facilitação da PO)
  4. PO atualiza o Product Backlog caso seja necessário
  5. O Scrum Team e os stakeholders revisam os objetivos de médio ou longo prazos (se necessário)

Saídas

  • Próximos passos em relação ao produto e prioridades alinhados
  • Product Backlog atualizado (se necessário)

Time-Box

Duração máxima de 2 horas para uma Sprint de duas semanas (Scrum Guide).

A Sprint Review oferece uma oportunidade para adaptar a direção do produto e fazer os ajustes necessários com base no feedback recebido. Esse feedback pode ajudar a informar o trabalho futuro da equipe e melhorar o produto.

Assim como a Daily, a Sprint Review não é uma reunião de status ou uma sessão de gerenciamento de projeto. Em vez disso, é um evento colaborativo focado em coletar feedback e garantir que o desenvolvimento do produto esteja alinhado com as expectativas das partes interessadas.

⚠️ Não existe bala de prata! Esse é um guia que pode funcionar na íntegra em algumas situações enquanto em outras apenas alguns elementos serão utilizados. Apesar das atividades do processo estarem listadas em sequência, elas nem sempre acontecem na ordem sugerida. É importante fazer a leitura adequada em cada contexto para otimizar ao máximo o tempo com o time e a eficiência desse evento Scrum.

⏭️ Próximo post: Sprint Retrospective.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *