O Sprint Retrospective é o último evento Scrum, o que conclui a Sprint, e é também o tema do último post sobre os eventos Scrum. As retrospectivas têm o propósito de refletir sobre a Sprint recém completada e identificar áreas para melhoria na próxima iteração. Esse momento permite que o time revise o que deu certo, o que deu errado, e quais ações devem ser tomadas para melhorar a eficácia e produtividade.

O Scrum é baseado no empirismo, onde o conhecimento vem da experiência e da tomada de decisões com base no que é observado. Por isso, focar no aprendizado é mais útil que apenas celebrar o que deu certo e apontar o que deu errado.

Fundamentos

O propósito da Sprint Retrospective é planejar maneiras de aumentar a qualidade e a eficácia” (Scrum Guide).

O Scrum Team inspeciona o que foi realizado na Sprint, celebra as conquistas e aprendizados e cria itens de ação para melhorar a forma como trabalham.

Para uma retrospectiva eficiente e eficaz, é sugerido o formato das Retrospectivas Ágeis, que consiste em cinco etapas:

  1. Abertura: Selecione uma atividade de icebreaker para energizar o time ou até mesmo para quebrar o gelo após uma Sprint mais desafiadora;
  2. Coletar Dados: Colete feedback do time sobre o que aconteceu na Sprint. Apresentação de métricas pode ser um bom ponto de partida assim como utilizar templates de retrospectiva pode auxiliar na extração de dados;
  3. Gerar ideias: Debata com o time sobre o que poderia ter sido feito diferente, instigue as pessoas a identificar novas oportunidades e a pensar “fora da caixa”! E não esqueça de celebrar as conquistas e aprendizados;
  4. Decidir o que fazer: Ao chegar nesta etapa é esperado que o time já tenha identificado e listado as ações de melhoria. Agora, chega o momento de priorizá-las, definir ETAs (prazos) e atribuir a pessoa responsável para cada ação. Preferencialmente, as ações selecionadas devem ser realizadas durante a próxima Sprint e os resultados inspecionados na próxima retrospectiva;
  5. Fechamento: Que tal encerrar a retrospectiva em alto astral? Convide o time a compartilhar kudos e agradecer os colegas pelos momentos de boa interação durante a Sprint. Utilize também para coletar feedback sobre a retrospectiva e identificar qual seria o formato mais adequado para o time.

Entradas

  • Atividade de Icebreaker (de curta duração)
  • Ações da retrospectiva anterior
  • Métricas do time/Sprint (burn-down, gráficos, velocity, etc)
  • Atividade de coleta de dados e geração de ideias (sail boat, speed car, star fish, etc)
  • Atividade de fechamento (quando necessário)

Processo

  1. Inicie a retrospectiva dando boas-vindas ao time e facilitando a atividade de icebreaker
  2. Revise as ações levantadas na retrospectiva anterior e verifique quais foram concluídas e quais ainda não (repriorize com o time se necessário)
  3. Revise as métricas da Sprint (faça o time refletir sobre os principais acontecimentos)
  4. Colete dados, gere ideias e encoraje o time a pensar sobre a sua melhoria contínua
  5. Defina ações de melhoria e os próximos passos para a realização de cada uma delas

Saídas

  • Lista com itens de ação/melhoria
  • A Sprint é oficialmente encerrada

Time-box

Duração máxima de 1h30min para uma Sprint de duas semanas (Scrum Guide).

Referências

Dicas de sites com ideias para você preparar a sua próxima retrospectiva:

É importante ter claro os critérios de qualidade do time para uma retrospectiva mais eficaz. Ter um Definition of Done (DoD) auxilia na revisão do sucesso ou não dos incrementos entregues na Sprint, pois torna claro quais critérios foram atingidos e quais o time necessita melhorar.

Utilize práticas como o Celebration Grid para motivar o time a realizar novos experimentos através do aprendizado obtido tanto por meio de práticas que deram certo quanto os casos de insucesso.

⚠️ Não existe bala de prata! Esse é um guia que pode funcionar na íntegra em algumas situações enquanto em outras apenas alguns elementos serão utilizados. Apesar das atividades do processo estarem listadas em sequência, elas nem sempre acontecem na ordem sugerida. É importante fazer a leitura adequada em cada contexto para otimizar ao máximo o tempo com o time e a eficiência desse evento Scrum.

⏮️ Post Anterior:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *