O segundo post da série de eventos Scrum é sobre a Daily Scrum. É importante destacar que o Scrum Guide não define que a pessoa responsável por facilitar a reunião seja a Scrum Master. O guia deixa claro que a Daily é uma reunião para os Developers do Scrum Team, ou seja, qualquer pessoa pode facilitá-la. Inclusive, sempre que possível, eu gosto de treinar os membros do time e propor um sistema rotativo para que a cada dia ou semana alguém facilite a reunião (sempre respeitando quem não se sente à vontade para participar).

Cabe também reforçar sobre os pilares empíricos do Scrum: transparência, inspeção e adaptação. Cada um dos eventos Scrum é uma oportunidade para inspecionar e adaptar o plano de trabalho.

Fundamentos

O propósito da Daily Scrum é inspecionar o progresso em direção a Meta da Sprint e adaptar o Sprint Backlog conforme necessário, ajustando o próximo trabalho planejado” (Scrum Guide).

Essa reunião é para os Developers do Scrum Team e eles podem selecionar qualquer estrutura, técnicas e formato que desejarem, desde que se concentre no progresso do Sprint Goal e produza uma plano de ação para o próximo dia. A revisão do Scrum Guide realizada em 2020 removeu as três perguntas clássicas (O que você fez ontem? O que você vai fazer hoje? O que você fará amanhã?) para tornar o framework menos prescritivo e deixar o time autogerenciar as suas dailies.

💡 Daily efetivas reduzem a necessidade de ter outras reuniões.

❌ A Daily não é uma reunião de report status. Embora status sejam necessários em determinados momentos, as pessoas não estão ali para reportar status seja para a Scrum Master, líder do time ou algum gestor. O foco se dá em relação ao progresso da Sprint.

Entradas

  • Scrum board
  • Burn-down ou outros gráficos e métricas utilizados pelo time

Processo

  1. Comece revisando os itens de trabalho no Scrum board da direita para a esquerda (os itens mais à direita tem maior prioridade sobre os da esquerda já que eles estão mais próximos de serem concluídos – essa é, na verdade, uma prática Kanban)
    • O que ainda precisa ser feito para mover esse item para a próxima coluna ou status?
    • Quando você prevê mover esse ticket para a próxima coluna?
  2. Revise o progresso rumo ao Sprint Goal
    • As prioridades definidas no Sprint Backlog estão sendo seguidas corretamente?
    • Algum item com baixa prioridade foi iniciado antes de outros de maior prioridade?
    • Existe algum Sprint Goal em risco de não ser entregue até o final da Sprint?
  3. Identifique impedimentos
    • Alguém precisando de ajuda?
    • Todos possuem o que precisam para realizar o seu trabalho?
  4. Garanta que itens bloqueados tenham: a) comentários explicando o motivo do impedimento; b) ações necessárias e responsáveis para desbloqueá-los; e c) ETA definido (tempo estimado ou data para a conclusão)
  5. Verifique dependências entre itens ou com times externos
    • Nós estamos esperando algo de outro time?
    • Há dependências entre front-end e back-end?
    • Tem algum time dependendo ou aguardando informação do nosso?
  6. Verifique riscos
    • Há itens levando mais tempo que o previsto?
    • Muitos bugs na Sprint?
    • Muitas mudanças de escopo?

As perguntas sugeridas em cada passo servem como exemplos do que pode ser explorado durante a reunião. Caso o time utilize algum dashboard com métricas elas podem ser verificadas no final da Daily como complemento à inspeção do progresso em direção a Meta da Sprint.

💡 Utilize o Parking Lot depois da Daily para discutir assuntos em mais detalhes apenas com quem precisa. Assim, a Daily é mais rápida sem deixar de lado alinhamentos importantes.

Saídas

  • Sprint goals, progresso e planejamento do time revisados
  • Tickets atualizados no Scrum board
  • Riscos identificados
  • Impedimentos com ações e prazos definidos

Time-Box

Tempo máximo de 15 min (Scrum Guide).

No trabalho remoto pode ser que a Daily seja o único momento de reunir o time todo para conversar e é possível que a reunião dure mais que o tempo máximo sugerido. A dica aqui é para você não cortar a vibe da galera só porque a daily tem que durar no máximo 15 min. Muitas vezes as conversas são produtivas para o time e o seu papel como facilitador(a) é de ajudá-los a priorizar os assuntos deixando para o final aqueles que são mais específicos e não necessitam de todos.

⚠️ Não existe bala de prata! Esse é um guia que pode funcionar na íntegra em algumas situações enquanto em outras apenas alguns elementos serão utilizados. Apesar das atividades do processo estarem listadas em sequência, elas nem sempre acontecem na ordem sugerida. É importante fazer a leitura adequada em cada contexto para otimizar ao máximo o tempo com o time e a eficiência desse evento Scrum.

⏭️ Próximo post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *